quinta-feira, 8 de março de 2012

modulo 11

Aula do dia 01/10/2011-Edna Bueno-MODULO-11
Na aula anterior a tutora pediu para que levássemos recortes de figuras relacionadas as diversidades comidas típicas da regiões para se cumprir mas uma PPS que equivale a 10 horas.
Na aula do dia 01/10/2011 ela trouxe o mapa já desenhado para que as figuras recortadas fossem colocadas. Devido ao pouco tempo trouxemos o mapa para casa selecionamos as figuras juntos com as demais cursistas, Edna Araujo e Valdirene, este trabalho será exposto no mural da escola e será registrado pelo tutor Dorival.
Neste módulo falamos da qualidade e variedades de alimentos. Não posso deixar de registrar aqui o que aprendi dessa aula tão importante. Aprendi que orientação alimentar e tão importante como nossa educação.
O módulo nos trouxe orientações muito valiosas de como se comer bem sem gastar muito. Estudamos diversos tipo e variações de alimentos como ter uma alimentação saudável segura e variada a importância de suas proteínas e seus nutrientes.
Cada unidade desse módulo mostrava para nós a importância de comer de tudo sem por em risco nossa vida. Aprendemos a diferenciar os alimentos que nos prejudica e os que fazem bem a nossa saúde.
Se tudo tiver uma alimentação equilibrada respeitando a proporção de quantidade e a qualidade dos alimentos que comemos futuramente seremos mais saudáveis.
Em sala de aula a tutora nos orienta a desenhar uma pirâmide alimentar como foi interessante diferenciar uma coisa da outra nesta pirâmide aprendemos um pouco mais sobre alimentação saudável.
A base da pirâmide é composta por alimentos que são fontes de carboidratos , no segundo andar é formado por alimentos que são fontes de micronutrientes vitaminas e minerais.
No terceiro andar encontram-se alimentos que são principalmente fontes de proteínas.
Já no topo da pirâmide contem alimentos mais energéticos da alimentação humana, ou seja, aqueles que são ricos em gorduras e açucares. Esses alimentos não possuem uma boa quantidade ou variedade de outros nutrientes sendo chamados de alimentos fontes de calorias vazias.
Nós como educador alimentar, agora compreendemos melhor o quanto uma alimentação saudável é importante para nossa saúde.
Então vai uma dica para você, aproveita bem os nutrientes dos alimentos, sem acumular gorduras no corpo pratique exercício físico diariamente.

Cursista
Edna Bueno

Um comentário: